Decoração de sótãos incríveis

Sótão rústico

O sótão é um ambiente tipicamente americano, mas que vem ganhando uma roupagem totalmente nova e já começa a dar as caras em projetos por aqui.

Os sótãos não são muito populares no Brasil, onde as casas costumam ser térreas. Contudo, são espaços muito comuns nos Estados Unidos, onde as casas são mais simples, de madeira, com pouca alvenaria. O sótão é um lugar pensado para funcionar como um depósito para essas casas e não como um terceiro cômodo.

Sótão decoração

Um dos desafios dos donos de sótãos é criar um ambiente que funcione com o espaço reduzido e as paredes inclinadas, mas o resultado pode ser surpreendente.

Contudo, diversos decoradores e arquitetos começam a perceber que o sótão é um cômodo com propriedades únicas e pode ser muito bem utilizado se bem decorado e projetado. Por estar muito perto da parte superior e de fácil acesso ao telhado, é comum a instalação de solários e placas de vidro, que abusam da luminosidade natural.

Sótão com biblioteca

Bibliotecas são ótimas para serem instaladas em sótãos pelo silêncio e relaxamento que ele pode proporcionar.

Por ser um espaço relativamente separado da casa, as opções de decoração e uso de um sótão são várias. Ele pode seguir a mesma linha da casa ou criar um ambiente totalmente novo e envolvente. O uso mais comum para ele é o de uma área de convívio comum. Com algumas poltronas e um sofá, é possível criar uma sala de televisão ou cinema, uma sala de estar, biblioteca, adega de vinhos. O desejo de quem o faz é que determina o uso do sótão.

Sótão luz natural

Uma das vantagens de montar um ambiente no sótão é a facilidade de acesso à luz solar natural.

Sótãos transformados em quartos não são muito comuns, pelas dimensões mais reduzidas e, dependendo da casa, da inclinação natural do telhado. Entretanto, essa ideia não é impossível e pode ser muito incrível, especialmente para os casais mais românticos que desejam um lugar só para eles, mais afastado.

Sótão colorido

O sótão pode seguir o estilo de decoração e arquitetura do restante da casa ou introduzir uma ambiente totalmente. A dualidade é muito interessante em uma casa.

Projetos mais ousados levam a decoração de sótão bem a sério e criam ambientes inusitados, como um grande closet ou até mesmo um bar no último andar da casa.

Closet no Sótão

O sótão é uma boa oportunidade para você montar aquele espaço que sempre quis em casa mas nunca soube onde colocar: closets, bares, um clubinho para as crianças. A Imaginação ó limite!

Uma dica para a decoração de sótãos é investir em peças e acabamentos mais rústicos. Pisos e painéis de madeira, parede de tijolos aparentes. Combinando esses elementos com uma iluminação indireta, o ambiente ficará muito intimista e aconchegante. Outra dica preciosa é o cuidado com os móveis: geralmente os sótãos são ambientes mais reduzidos. De preferência para peças médias e pequenas, como poltronas e cadeiras, para não deixar o ambiente muito entulhado e carregado!

O que você faria se tivesse um sótão em casa? Comente!

Sobre Henrique Koller

Aprecia tudo que tem uma forma diferente e bem pensada, seja em letrinhas de revista, seja em arquiteturas do outro lado do mundo. Nas horas vagas gosta de sair por aí fotografando e acha que a melhor companhia está nas páginas de um livro.

Veja outros posts de Henrique Koller