Receita de nhoque da sorte

Veja qual a história desse prato típico de todo dia 29 e confira uma receita de nhoque imperdível

Nhoque da Sorte

Nhoque da Sorte: todo dia 29

Vocês já ouviram falar do nhoque da sorte? É uma tradição deliciosa que acontece todo dia 29 de cada mês. Segundo ela, comer um prato de nhoque com uma nota de dinheiro garante boa sorte por um mês. Mas como surgiu esse costume?

Nhoque caseiro

O nhoque é uma das massas mais antigas do mundo e surgiu muito antes do que o spaghetti, por exemplo

A lenda diz que São Pantaleão, disfarçado de andarilho, apareceu em uma pequena vila na Itália e bateu na porta de um casal de velhinhos. O dia, claro, era 29. Apesar de humilde, o casal ofereceu abrigo e a única comida de que dispunham: uma espécie de bolinhos de massa fervidos em água, o famoso Gnocchi, como os italianos chamam o prato. A história diz que o nhoque foi repartido em sete pedaços para cada um, motivo pelo qual algumas pessoas comem apenas essa quantidade no dia 29. O conto termina com o andarilho agradecendo pela hospitalidade e o casal de velhinhos achando moedas de ouro, logo após sua saída.

Receita de nhoque

Confira abaixo uma receita imperdível para o seu nhoque da sorte ser inesquecível

A tradição do nhoque da sorte aportou no Brasil em 1979, quando dois restaurantes tradicionais de São Paulo decidiram trazer o nhoque da sorte para cá. O sucesso foi grande e hoje a maioria dos restaurantes italianos serve o tradicional prato todo dia 29. Os mais supersticiosos chegam a usar a mesma nota todo mês, geralmente um Dólar, moeda que traz o simbolismo de força e riqueza. Alguns chegam a comer as sete bolinhas de nhoque de pé e, em seguida, fazer um pedido. Outros dizem que é preciso comer o prato inteiro. De pé ou sentado, o importante é não deixar de colocar a boa notinha embaixo do prato e reunir os amigos e família para um almoço gostoso e tradicional.

Gnocchi da sorte

Gnocchi da sorte: a lenda diz que um andarilho deu moedas de ouro para um casal de velhinhos que o acolhera com nhoque

Mas você não precisa ir até um restaurante italiano para degustar um bom gnocchi da sorte. Confira abaixo uma receita deliciosa de nhoque da sorte.

A receita da massa é do Chef Pasquale Mancini.

Receita de nhoque da sorte

Ingredientes da massa:
1,2kg de batata Asterix
240g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal
6g de noz-moscada
20g de queijo Parmesão
10g de sal

Modo de preparo da massa:
Cozinhe as batatas e abaixe o fogo quando levantar fervura. Descasque as batatas. Tempere com sal, noz-moscada, parmesão e manteiga. Resfrie os ingredientes e acrescente a farinha. Modele o nhoque em pedaços de aproximadamente 2 cm. e cozinhe. Eles estarão no ponto quando começarem a subir do fundo da panela.
Dica: A quantidade de farinha varia de acordo com a batata. Depois de tudo misturado, cozinhe alguns nhoques. Se a consistência estiver boa, faça o restante. Se ficar mole demais, junte mais farinha à massa.

Como fazer nhoque

A massa do nhoque é uma delícia. Confira a receita completa.

Molho
Tradicionalmente, o nhoque da sorte é servido ao molho sugo (vermelho). Entretanto, cada um tem o seu molho favorito e pode usá-lo sem problemas. Nhoque vai bem com quase todos os molhos. Abaixo, uma receita de molho ao sugo.

Ingredientes:
5 tomates sem casca
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de manjericão
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
Orégano e sal a gosto.

Modo de preparo do molho
Numa panela,coloque o azeite em fogo médio por 45 segundos. Depois, coloque o alho até dourar. Em seguida, os tomates. Deixe ferver por 3 minutos com a tampa fechada, mas mexendo sempre. Adicione o manjericãoe deixe ferver por 5 minutos com a tampa fechada, mas mexendo a cada 30 segundos. Complete com sal e orégano a gosto.

Sirva em um prato fundo e bom apetite.

Nhoque

Comendo um nhoque no dia 29 você garante boa sorte e um bom almoço

Para ajudar você na hora de fazer o prato, não deixe de conferir os produtos da Mobly. São pegadores de massa, Escorredores coloridos e até uma máquina de pasta!

Tem alguma receita de nhoque? Conte para nós o seu sucesso!

Não se esqueça da nota embaixo do prato de nhoque da sorte, bom apetite e boa sorte!
Abajures Mobly